domingo, 28 de abril de 2013

OBVIAMENTE MAIS INTELIGENTES!





Um polémico estudo canadiano que inclui dados colectados por mais de 50 anos, diz que as pessoas com opiniões políticas de direita, tendem a ser menos inteligentes do que as de esquerda. Ao mesmo tempo, adverte que as crianças de menor inteligência tendem a desenvolver pensamentos racistas e homofóbicos na idade adulta.

A pesquisa foi realizada por académicos da Universidade Brock, em Ontário, e colectou a informação em mais de 15 mil pessoas, comparando o seu nível de inteligência encontrado na infância com os seus pensamentos políticos como adultos.

Os dados analisados são dois estudos no Reino Unido em 1958 e 1970. Eles mediram a inteligência das crianças com idade entre 10 e 11 anos. Em seguida, foram trabalhados para descobrir as suas posições políticas após 33 anos de idade.

«As habilidades cognitivas são fundamentais na formação de impressões de outras pessoas e da sua mente aberta. Indivíduos com menores capacidades cognitivas a gravitar em torno de ideologias conservadoras, mantêm as coisas como são, porque isso lhes fornece um senso de ordem», dizem no estudo publicado noJournal of Psychological Science.

«As ideologias conservadoras representam um elo crítico através do qual a inteligência na infância pode prever o racismo na fase adulta. Em termos psicológicos, a relação entre inteligência e preconceitos podem ser derivadas de qual a probabilidade de indivíduos com baixas habilidades cognitivas apoiarem ideologias de direita, conservadoras, porque elas oferecem uma sensação de estabilidade e de ordem», acrescentou.

Segundo as conclusões da equipa de cientistas, as pessoas com menor nível de inteligência gravitam em torno de pensamentos de direita, porque esse fá-los sentir mais seguros no poder, o que pode relacionar-se com o seu nível educacional, inclui o jornal britânico.

Mas esta não é a única conclusão a que chegou o estudo. Analisados dados de um outro estudo efectuado em 1986, nos Estados Unidos, sobre o preconceito contra os homossexuais, descobriu-se que as pessoas com baixa inteligência detectada na infância, tendem a desenvolver pensamentos ligados ao racismo e à homofobia.


1 comentário:

  1. Por acaso já tinha lido a notícia a respeito desse estudo...e que razão que eu lhe dou =P

    Aliás, verifica-se nos mais amplos aspectos dia-à-dia que assim é na verdade ;)

    ResponderEliminar