segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A Série "Depois do Adeus"

Depois de ser transmitido o 3º episódio da série, julgo que já não restam dúvidas sobre a sua qualidade e verdadeira intenção.

Realizada como se de uma novela qualquer se tratasse e não como uma série de época o deve ser, deixa muitas saudades de "Conta-me Como Foi"...e no que respeita à intenção de quem a criou...bem, parece-me mais do que evidente que se procura reescrever uma história que não existiu, glorificando-se o MRPP, o PS e Mário Soares e diabolizando-se o PCP, a CGTP e as comissões de trabalhadores.

A série não só hiperboliza os exageros da época como procura desmentir a grande fuga de capitais e sabotagem levada a cabo pelas grandes empresas; procura passar a falsa imagem de uma população que não queria trabalhar; trata maliciosamente a solidariedade entre trabalhadores, entre muitas outras situações...já no que respeita às grandes conquistas e avanços no campo dos direitos sociais e económicos que o 25 de Abril trouxe, nem uma palavra.

Estamos, pois, perante mais uma enorme tentativa e esforço por acertar contas com o 25 de Abril...é indigno e triste.

2 comentários:

  1. Ainda só vi os dois primeiros, e estava com essa sensação... tenho o terceiro gravado, mas parece que não vou desperdiçar o meu tempo com aquilo...

    ResponderEliminar
  2. Vale sempre a pena ver, nem que seja para estarmos devidamente informados e podermos fazer uma crítica fundamentada com argumentos válidos!

    E, mais que não seja, continuarei a ver para me chatear ainda mais com a série ;)

    ResponderEliminar